Já spiralizo!

Tenho que partilhar! Não consigo guardar só para mim.

Este fim-de-semana fui a um workshop de comida crua, com a Mafalda Pinto Leite ou da despensa Puro Sumo. Não sou fundamentalista, mas ando a fazer um esforço para mudar alguns habitos alimentares destes oito pés e por isso, conhecer o máximo de técnicas e alimentos possiveis é importante para mim. Gosto de sentir que faço o melhor para os restantes seis pés deste T2.

Fomos até Fátima (foi hilariante ver a cara de algumas pessoas, como o meu irmão, quando disse que ia a Fátima! Acho que por momentos pensou que me tinha tornado uma devota fervorosa). O workshop realizou-se num sitio muito aconchegante (é a melhor palavra que encontro para o descrever. Fiquei com o bichinho de lá voltar para passar uma noite… leste bem #42!). As Luz Houses têm um ambiente intimista, acolhedor e muito ligado à natureza. Em todos os espaços que tivemos o exterior está sempre presente.

DSC01352
Exterior Luz Houses

 

Janelas grandes, deixam passar a luz natural e permitem ver as arvores que rodeiam a casa. Volto lá! Só falta saber quando é que teremos tempo para esse desvaneio!

Mas voltando ao workshop.

DSC01362
Açaí bowl

A Mafalda foi falando um pouco dos beneficos de alguns dos superalimentos (matcha, maca, chaga, sementes de cânhamo e outros cujo o nome é difícil de pronunciar!) à medida que ia fazendo algumas receitas. Desmistificou um pouco a complexidade de fazer algumas coisas. Tudo foi simples e rápido. E muito, mas mesmo muito saboroso. Desde leite de côco, a uma sobremesa bem doce.

 

Leite de côco feito por mim! Orgulho

 

Mas o que mais me deu prazer foi o esparguete de courgete. Fantástico! Já tinha um spiralizer (o meu foi comprado no site da Puro Sumo … prenda de natal da minha sogra!) mas estava com receio de o utilizar sem saber bem como cozinhar. Já estou a imaginar os comentários do #42 se a coisa corresse mal. Por isso, aprendi o conceito e ontem decidi praticar…só para mim primeiro! E correu bem, muito bem.

 

Esparguete de courgette com pesto de rucula e sementes de canhâmo

Deixo-vos a minha receita:

Pesto de rúcula

  • 200gr de rúcula
  • 20gr de queijo parmesão
  • 1 dente de alho
  • 100gr de frutos seco (eu escolhi amendoas,, mas pode ser cajus, pinhões, ou outro que gostem)
  • 1/2 molho de manjericão
  • Sal q.b
  • Azeite q.b

Comecem por juntar os frutos secos com o alho num robot, até ficar em migalhas. Depois juntem o manjericão, a rúcula e o parmesão. Quando já estiver bem misturado adicionem o sal e o azeite, até terem a textura desejada.

Esparguete de courgette

  • 1 courgette
  • 1/2 limão (raspa e sumo)
  • 1/2 chili
  • Sal q.b
  • Pimenta a gosto

Coloque a courgette no spiralizer com a lâmina de esparguete. Depois de cortar envolva com os restantes ingredientes e reserve enquanto faz o pesto.

Por fim, basta envolver o pesto no esparguete e polvilhe com sementes de cânhamo ou sementes de sésamo torradas.

Enjoy! Afinal é fácil ser saudável e comer bem! Vale a pena experimentar.

Hoje a cobaia vai ser o #42! Afinal ele bem o merece, pois teve a paciência de ficar à minha espera, enquanto eu me divertia.

DSC01360

#38

 

Deixe uma Resposta

