Queques de maçã e Dia da Mãe

Prendas do dia da mãe…dormir até mais tarde!

Ah! Mas não são todos os dias, dia da mãe? Quero ficar na cama até mais tarde todos os dias.

Cheios de inveja, certo? Mas por pouco porque 8h30…devia ter vergonha! foi o melhor que consegui. O som propaga-se com uma facilidade inexplicável neste T2 e por maior que tenha sido o esforço do #42, os risos dos pequenos, os brinquedos a arrastarem pelo chão, as constante perguntas do #27 e os blá blá dá dá e grrrs do #18 acabaram por me acordar a essa hora vergonhosa.

Mas foi bom! Aquela 1h30 a mais do que os restantes dias fez com que ganhasse uma energia extra. Fui recebida na sala com beijos especiais e prendas. Uma fotografia do #18 e um livro de receitas do #27  com uma foto dele na capa, com um chapeu de cozinheiro. Delicioso!

O #42 saiu para ir garantir que todas as mamãs deste país tinham sitio para almoçar com os seus filhos, sem que nada as afligisse ou corresse mal. Eu fiquei com os meus piolhos. Tirando o peixe cozido com legumes ao almoço (que acabou por ser o lanche do #27 devido à “falta de apetite” à hora normal) correu bem o dia. Deu para brincarmos, mudarmos a posição dos moveis do quarto deles, tomar um banho prolongado com direito a brincadeira e a fazer queques de maçã

#27: Estes são saudaveis, mãe?

#38: Sim, filho!

#27: Boa.

Até o #18 provou … teve direito a um especial, sem manteiga de amêndoa! Yummy Yummy Yummy.

Aqui fica a receita para experimentarem:

Ingredientes

3 maças (idealmente biologicas)

1 chavena de farinha de trigo integral

1 chavena de flocos de aveia

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento

1 pitada de canela

1 pitada de cardomomo

1 iogurte natural

1/3 chavena de xarope de ácer

1/3 chavena de óleo de côco + um pouco para untar as formas

3 ovos

Manteiga de amêndoa q.b

Método

Aquecer o forno a 200ºC.

Juntei os ingredientes secos no robot de cozinha (farinha, aveia, especiarias, fermento e bicarbonato) e deixei triturar durante 1 a 2 minutos, para moer os flocos de aveia. Transferi para uma taça e reservei. Depois juntei todos os ingredientes humidos (iogurte; ovos, agave, óleo de côco) e bati com as varas até obter uma mistura homogenea. De seguida juntei os ingredientes humidos aos secos e misturei até estar uniforme. Adicionei a esta massa as 3 maçãs raladas e voltei a misturar.

Depois numa forma para muffins, previamente untada com óleo de côco, coloquei em cada massa até 1/3. Para criar um centro humido e um factor surpresa em cada um adicionei uma colher de chá de manteiga de amêndoa. Voltei a cobrir com a restante massa, prefazendo cerca de 2/3 de cada forma. Coloquei uma fina fatia de maça no topo e levei ao forno cerca de 20 minutos (ou até estarem dourados).

IMG_4855

É importante deixar arrefecer ligeiramente antes de tirar da forma. Depois com uma chavena de café acabado de fazer é só aproveitar.

O #27 aproveitou para fazer um brinde com  os queques: Viva o dia da mãe!

#38

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s