A fruta preferida

Sem duvida que no verão o pêssego ou a nectarina são os reis da fruteira neste T2.

dsc02683

Por isso quando os compro já sei que tenho que pôr sempre uns a mais no saco, porque são sempre poucos! Mas acho que da ultima vez devo me ter enganado nas contas e já tinha alguns na fruteira que precisavam de ser comidos.

Além disso, estava a precisar de um doce … algo que me confortasse! E para isso nada como um bolo caseiro. E desta vez foi um bolo como antigamente. Manteiga, açúcar, ovos e farinha! O #42 até ficou com os olhos fora de órbita!

Ingredientes:

225 gr de manteiga à temperatura ambiente (mais um noz para barrar a forma).

200 gr de açúcar moreno (podem utilizar açúcar branco, mas eu gosto do travo a caramelo que este açúcar confere aos bolos)

4 ovos inteiros

225 gr de farinha com fermento para bolos

Raspa da casca de 1 limão

2 cm de gengibre ralado

3 pêssegos lavados e cortados em gomos com 1 cm

Método:

Ligue o forno a 180ºC. Unte a forma (22 cm diâmetro) com manteiga, polvilhe com farinha e reserve. Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e bata (melhor utilizar batedeira ou robot com as varas) até obter uma massa clara, homogénea e fofa. Depois, enquanto bate adicione ovo a ovo. Só deve adicionar o ovo seguinte, quando o anterior já estiver totalmente envolvido (é nesta altura que a pequenada adora ajudar, pelo menos por aqui o #27 está sempre pronto). Depois dos 4 ovos adicionados, junte a raspa de limão, o gengibre e a farinha previamente peneirada. Envolva tudo bem e coloque na forma.

dsc02684

Disponha as fatias dos pêssegos, fazendo uma ligeira pressão com o dedo para se enterrarem um pouco na massa. Leve ao forno durante cerca de 4o minutos ou utilize a técnica do palito (essa nunca falha, porque cada forno é diferente!).

dsc02689

Depois é saborear! Segundo o #42 foi de longe o melhor bolo que comi até hoje. Cá para mim, o elogio é fruto da privação de açúcar que tem sofrido nos últimos tempos. Está a ver se me motiva!

dsc02690

Afinal de contas uma gulodice destas de vez em quando não faz mal a ninguém!

#38

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s