Queques de cenoura, banana e côco para um lanche de domingo

Ao fim-de-semana sabe sempre bem uma gulodice. O #27 de vez em quando já vai pedindo um doce mãeeee posso comer uma guloseima? e o #18 aproveita e não nega se eu lhe ofereço. Mas como a filosofia deste T2 cada vez mais se enquadra na alimentação saudável, tenho que ir buscar inspiração aos meus livros. No ultimo domingo, para o lanche inspirei-me, num dos meus blogs/livros favoritos The Green Kitchen, de Green Kitchen Stories.

fullsizeoutput_118

Fizemos…bem, desta vez foi mais “fiz”, porque o meu companheiro destas experiências estava entretido a ver uns desenhos animados. Fiz uns Queques de cenoura, banana e côco. Ficou um pouco diferente das fotos do livro, talvez porque ainda não tenho uma batedeira ou porque utilizei outras farinhas que tinha na despensa! Mas no final, ficaram deliciosos. E os 12 queques que fiz, desapareceram rapidamente da lata onde os guardei! Deixo-vos a receita adaptada por mim.

Ingredientes (para 12 queques)

Massa

  • 80 gr de manteiga sem sal
  • 4 colheres de sopa de xarope de agave
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de cardomomo
  • 150 gr de amêndoas moidas
  • 30 gr de farinha de côco
  • 30 gr de farinha alfarroba
  • 50 gr de côco ralado
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 200 gr de cenoura ralada
  • 1 banana grande esmagada
  • 4 claras

Creme

  • 200 gr de queijo creme
  • 3 colheres de sopa de xarope de agave
  • sumo de 1/2 lima

 

Método:

Pré aqueci o forno a 180ºC e untei uma forma de 12 queques com um pouco de óleo de côco e farinha de alfarroba.

Derreti a manteiga em lume baixo. Depois adicionei o xarope de agave e as especiarias. Retirei do lume e coloquei de lado enquanto fiz os restantes passos.

Numa taça, juntei a amêndoa, as farinhas, o côco e o fermento. Misturei até ficar homogéneo. Coloquei as cenouras raladas e a banana esmagada no robot de cozinha e deixei a misturar até que a banana estivesse totalmente incorporada com a cenoura. Adicionei esta mistura à taça com as farinhas e misturei bem até estarem incorporados.

Bati as claras em castelo e incorporei na mistura anterior. Por fim, adicionei a manteiga derretida com as especiarias e mexi até estar cremoso.

Coloquei a massa nas respectivas formas e levei ao forno durante 25 a 30 minutos (até estarem doirados).

Enquanto estão no forno, coloquei todos os ingredientes do creme numa taça e mexi até ficar homogéneo.

Quando os queques estão prontos, convém deixá-los arrefecer numa rede antes de colocar o creme. Se conseguirem resistir!

dsc03480

E desta forma, ganhámos todos neste T2. O #27 ficou feliz por ter uma guloseima para o lanche. O #18, ficou satisfeito … tendo em conta a velocidade a que o queque desapareceu da taça. O #42 considerou uma boa experiência, mas não me escapei ao podia ser um pouco mais docinho! E eu, fiquei satisfeita, por vê-los sorrir! Bahhhh! Mãe babada!

#38

 

 

Deixe uma Resposta

